forno-solar-dessalinizacao

Uma tecnologia simples, de baixo custo e capaz de transformar água salgada em potável. Essa é a invenção tecnológica proposta pelo designer italiano Gabrielle Diamanti. Apelidado de Eliodomestico, o sistema também funciona como forno solar.


Inspirado pela excassez e a crise mundial de água o designer desenvolveu um equipamento capaz de ajudar comunidades em todo o mundo que sofrem com a falta de água potável.


O Eliodomestico funciona como um coador de ponta-cabeça, e possui a capacidade de dessalinizar a àgua salgada de lagos e oceanos.


Dividido em 3 partes, o forno cerâmico possui um recipiente preto, local onde é armazenada a água salgada. Quando o sol incide sobre o mesmo, a água se transforma em vapor, que eleva-se e passa através de um tubo, o vapor é então condensado na tampa inferior do forno e já dessalinizada é armazenada na bacia de coleta.


O Eliomestico é capaz de converter até 5 litros de água potável ao dia, além de ter baixo custo de fabricação, que é estimado em cerca de 50 dólares.


É o design de produto ajudando o meio ambiente. Soluções práticas, baratas e fáceis de implantar, assim como a Pintura Térmica para Telhados da Solar Reflex. Um tinta térmica capaz de reduzir em até 30% o gasto com climatizadores, câmaras frigoríficas e ar-condicionado.